Grupo
NOTÍCIAS


A Academia Nacional de Farmácia (ANF) empossou, no dia 22/01/16, três novos Acadêmicos Titulares: Profa. Dra. Clévia Ferreira Duarte Garrote, Profa. Dra. Eliana Martins Lima e Prof. Leonardo de Souza Texeira, a solenidade foi realizada em Goiânia.

 

 

Profª Dra. Clévia F. Duarte Garrote - Acadêmica Titular, que ocupará a Cadeira nº 15, Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Acadêmico Pedro Celestino Corrêa da Costa.

Profª. Dra. Eliana Martins Lima - Acadêmica Titular, que ocupará a Cadeira nº 52, Seção de Ciências Naturais, cujo Patrono é o Acadêmico Francisco Maria de M. e Oliveira.

Dr. Leonardo de Souza Teixeira - Acadêmico Titular, que ocupará a Cadeira nº 30, Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Acadêmico Cristiano Teixeira Lopes.

Academia Nacional de Farmácia empossa três novos membros

25/01/16 09:04

Solenidade reconheceu importância da Faculdade de Farmácia da UFG na produção de conhecimento

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Victor Martins

 

A Academia Nacional de Farmácia (ANF) empossou, na noite desta sexta-feira (22/1), três novos acadêmicos. Passam a integrar a entidade as professoras da Universidade Federal de Goiás (UFG) Clévia Ferreira Duarte Garrote e Eliana Martins Lima e o farmacêutico industrial Leonardo de Souza Texeira. O ato de posse dos novos acadêmicos foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, e reuniu profissionais e autoridades das áreas farmacêutica e da saúde.


Como membros titulares, os novos acadêmicos passam a ocupar cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. A professora Clévia ocupa a cadeira número 15, Seção de Farmácia, cujo patrono é o acadêmico Paulo Celestino Corrêa da Costa. A professora Eliana fica na cadeira número 52, Seção de Ciências Naturais, que tem o acadêmico Francisco Maria de Oliveira como patrono. O farmacêutico industrial Leonardo de Souza Teixeira ocupa a cadeira número 30, Seção de Farmácia, cujo patrono é o acadêmico Cristiano Teixeira Lopes.


As boas vindas aos novos integrantes foram dadas pelo presidente da ANF, acadêmico Lauro Moretto, que destacou suas carreiras acadêmicas e profissionais. Segundo o presidente, além de reconhecer o trabalho desenvolvido na área da ciência farmacêutica, a posse de novos acadêmicos é uma forma de estimular os jovens no desenvolvimento de pesquisas na área. Na sequência, os acadêmicos fizeram a leitura do termo de compromisso perante a Academia e, declarados empossados, receberam medalha e diploma. Saudando os novos integrantes, o acadêmico João Paulo Silva Vieira ressaltou a contribuição de cada um deles na área científica, destacando suas trajetórias e conquistas.

Formada em Farmácia pela UFG, Clévia Ferreira Duarte Garrote possui mestrado e doutorado em Química e atualmente é coordenadora de planejamento da Pró-Reitoria de Administração e Finanças. Eliana Martins Lima também é farmacêutica pela UFG, onde é professora titular, com mestrado e doutorado em Fármacos e Medicamentos e pós-doutorado na University of Pennsylvania. Graduado em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto, Leonardo de Souza Teixeira é mestre em Química e doutor em Ciências da Saúde pela UFG, além de ser sócio do Instituto de Ciências Farmacêuticas e membro da Farmacopeia Brasileira.


Professora Clévia Ferreira Duarte Garrote, da UFG, recebe medalha das mãos do presidente da Associação Nacional de Farmácia, Lauro Moretto

 

Professora Eliana Martins Lima, da Faculdade de Farmácia da UFG, exibe o diploma como nova integrante da Academia Nacional de Farmácia


Academia Nacional de Farmácia


Fundada em 1937, no Rio de Janeiro, a ANF é uma sociedade civil científica que estuda, debate, divulga, educa e colabora como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais relacionadas às ciências farmacêuticas. Seus integrantes são cientistas, farmacêuticos, médicos, dentistas, entre outros profissionais de várias áreas de conhecimento. A ANF também realiza conferências para disseminar pesquisas relacionadas à educação, às ciências básicas e aplicadas, à tecnologia e à regulamentação e ao acesso aos medicamentos.


São ao todo 100 cadeiras ocupadas por membros titulares, distribuídas nas seções de Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências (Físicas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas e Naturais), Farmacologia, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Odontologia. Em agosto do ano passado, a ANF comemorou 78 anos e empossou a diretoria para o biênio 2015/2017.


Farmacêutico Leonardo de Souza Texeira recebe diploma do presidente da Associação Nacional de Farmácia, Lauro Moretto


Fonte: https://www.ufg.br/n/85673-academia-nacional-de-farmacia-empossa-tres-novos-membros