Grupo
EVENTOS


ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL

ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA

 

SOLENIDADE DE POSSE de

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes,

Micheline Marie Milward de Azevedo Meiners,

Carlos Cezar Flores Vidotti e

Nilton Luz Netto Júnior.

 

Data: 19.05.2017

 

Novos membros titulares da Academia Nacional de Farmácia/Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, tomaram posse no último dia 19 de maio no Auditório do Windsor Plaza Brasília Hotel, SHS Quadra 5, Bloco H, Brasília - DF.

 

 Cumprindo a tradição, o Prof. Dr. Lauro D. Moretto, proferiu a saudação inicial e compôs a mesa diretora dos trabalhos.

 

“A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia foi fundada em 13 de agosto de 1937, oriunda do Conselho Científico da Associação Brasileira de Farmacêuticos.

 

É uma associação sem fins lucrativos que congrega em seu quadro farmacêuticos, médicos, odontologistas, médicos veterinários e muitos outros profissionais que se dedicam às pesquisas no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil.

 

Desde sua fundação a Academia tem-se dedicado a reconhecer, publicamente, os mais destacados pesquisadores das Ciências Farmacêuticas, admitindo-os em seu quadro associativo como Membros Titulares ou Honorários.

 

Esse reconhecimento, sempre realizado em solenidade pública é, também, uma forma de estimular jovens para as pesquisas no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil.”

 

A mesa foi composta pelos Acadêmicos Profs. Drs. Gustavo Baptista Éboli, Marco Antonio Stephano, Lauro D. Moretto, José Carlos Tavares, Tarcísio Palhano e João Paulo S. Vieira.

 

 

Neste ensejo, o Orador da ANF/ACFB, Acadêmico Prof. Dr. João Paulo S. Vieira apresentou as personalidades de destaque no universo científico e acadêmico do Brasil, a saber:

 

 

MARIA RITA CARVALHO GARBI NOVAES, é graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Mestrado em Educação de Profissionais de Saúde, Universidade de Maastrich (Holanda); Mestrado em Química pela Universidade de Brasília (área Desenvolvimento de Fármacos, UNB); Doutorado em Ciencias da Saude pela Universidade de Brasília (Terapia Nutricional / Fármacos Nutrientes, UNB), tendo em seu curriculum vitae citações de um grande número de atividades profissionais e associativas e expressivos trabalhos científicos publicados. Atualmente é Professora do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde/FEPECS/GDF e Orientadora nos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da UNB, dentre outras instituições de ensino superior. A Acadêmica Titular Maria Rita Carvalho Garbi Novaes ocupou a Cadeira nº 33 da Seção de Ciências Físicas e Químicas, cujo Patrono é Antenor da Fonseca Rangel Filho.

 

 

 

MICHELINE MARIE MILWARD DE AZEVEDO MEINERS, é graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná e Mestrado em Farmacologia área de atuação Farmacoepidemiologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado do programa de Saúde Coletiva da UnB. Atuou em diferentes áreas do conhecimento  com expressiva produção científica e reconhecimento público. Atualmente é docente na Universidade de Brasília, onde faz parte do grupo de docentes das disciplinas assistenciais (Introdução à farmácia, Farmacoepidemiologia e farmacovigilância, Estágio supervisionado), prestando efetiva colaboração a instituições públicas e entidades profissionais. A Acadêmica Titular Micheline Marie Milward de Azevedo Meiners ocupou a Cadeira nº 58, Seção de Ciências Naturais, cujo Patrono é Luiz Affonso Juruena de Matos.

 

 

CARLOS CEZAR FLORES VIDOTTI, tem graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). É Professor universitário nas Faculdades Integradas do Planalto Central (Faciplac), nos cursos de Farmácia e de Medicina, ministrando as disciplinas: farmacoepidemiologia / farmacovigilância, epidemiologia, medicina baseada em evidências, deontologia farmacêutica / legislação em saúde. É Servidor, desde 2015, no Ministério da Saúde, na carreira de Tecnologista Gestão de Políticas Públicas em Saúde. É membro coordenador do Comitê Técnico Temático de Denominações Comuns Brasileiras da Farmacopeia Brasileira e recém-designado membro do comitê da OMS para denominações internacionais de fármacos. O Acadêmico Titular Carlos Cezar Flores Vidotti ocupou a Cadeira nº 13, Seção Farmácia, cujo Patrono é José Eduardo Alves Filho.

 

 

 

NILTON LUZ NETTO JÚNIOR é Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Goiás, com Mestrado em Ciências da Saúde, área de concentração de produtos naturais, pela Universidade de Brasília. É membro da Farmacopeia Brasileira e do Grupo de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia. Tem expressiva contribuição científica através de compêndios e trabalhos publicados, com reconhecimento dos Conselhos Regional e federal de Farmácia. É servidor efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, onde chefia o Núcleo de Farmácia Viva e também atua como professor do Curso de Farmácia do Centro Universitário Euroamericano de Brasília DF. O Acadêmico Titular Nilton Luz Netto Júnior ocupou a Cadeira nº 24, Seção Farmácia, cujo Patrono é Militino Cesário Rosa.

 

 

Sejam bem vindos a ANF/ACFB!

 

 

Lauro D. Moretto

Acadêmico - Presidente

 

Fotos: Maeda/CFF