Grupo
DISCURSOS

DISCURSO DE ACÁCIO ALVES DE SOUZA LIMA FILHO,  NA CERIMONIA DE  SUA POSSE NA ACADEMIA NACIONAL DE FARMACIA, EM 02 DE JULHO DE 2010:
    
“ Autoridades presentes ;
Sr Presidente da Academia Nacional de Farmácia, Dr Caio Romero Cavalcanti, através do qual cumprimento todos os Acadêmicos presentes;

Dr. Ricardo Smith , Vice Reitor , representando a Reitoria da Universidade Federal de São Paulo;

Dr. Lauro Moretto, Acadêmico Secretario Geral da Academia Nacional de Farmácia , Professor e Vice Presidente do Sindusfarma – Sindicato da Industria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo ;

Dr.Joao Paulo Vieira,  Acadêmico orador ;

Dr. Rubens Belfort Mattos Jr , Presidente da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina ,  Prof. Titular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP – Universidade federal de São Paulo , e Academico representando a Academia Nacional de Medicina (e a Academia Nacional de Ciências.)

Dr. Nestor Schor, Acadêmico representando a Academia Nacional de Ciências

Amigos do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP-EPM, 
Colegas Farmacêuticos , 
Meus amigos; 
Minha família:

 

Recebi a  indicação para ACADEMICO TITULAR através do Dr. Lauro Domingos  Moretto , Acadêmico  Secretario Geral da Academia Nacional de Farmácia , e Vice Presidente do SINDUSFARMA. 


Agradeço , lisonjeado,  e prometo honrar tal distinção. 

Parabenizo também , a Dra Adela Rosenkranz , neste momento em que compartilhamos a Cerimônia de Posse , ela  como MEMBRO HONORARIO ESTRANGEIRO da ACADEMIA .

 

Agradeço pelas palavras do Presidente da Academia , Dr Caio Romero Cavalcanti ,  e ao Academico Dr João Paulo Vieira, pela saudação.

A cadeira 81, que passo a ocupar, tem como patrono Dr.Joaquim Maynert Kehl , Farmacêutico nascido em Campinas ,em 1856  , e que completou os estudos  no Rio de Janeiro,  na Faculdade de Medicina e Farmácia do então Município Neutro do Império.
  
Exerceu a profissão na cidade de Limeira e fundou,  juntamente com o Barão Raymundo Duprat, a Companhia Química Industrial.       
Dr. Joaquim Kehl participou e colaborou na  fundação da Sociedade de Farmácia e Química de São Paulo e a ela doou toda a sua biblioteca, tendo por duas vezes ocupado a Presidência . Foi um dos fundadores da Academia Paulista de Medicina  e colaborou na elaboração da Farmacopéia Paulista, em 1917. Faleceu em 19 de junho de 1931.

 

Sucedeu-o, na cadeira 81, o  filho, Dr Renato Kehl ,e posteriormente o Dr  Paulo Henrique Mendes .

 

Espero honrar meus antecessores ocupando agora essa cadeira.

 

Entretanto, o mais importante na vida, não é o ponto de partida nem a chegada, mas a CAMINHADA  !

 

Minha caminhada teve  importante  ponto de partida : ainda estudante em Garça, onde nasci, no interior de São Paulo,  no Segundo Grau do Instituto de Educação Hilmar Machado de Oliveira, nosso então  professor de Química e de Biologia - Prof Geraldo, carinhosamente  apelidado de “Ratinho”-  soube despertar interesse pela Química e pela Biologia,  em muitos estudantes daquela época.

 

Eu por exemplo,  deveria ser  dentista- como meu pai e depois meu irmão – mas me tornei Farmacêutico;  profissão que nunca havia imaginado naquela   cidade  onde nasci ;


lá , Farmacêutico era confundido como proprietário da farmácia, e pela minha visão naquela época, tinha como  única função,  vender medicamentos e eventualmente aplicar injeções...

 

Ingressei na Faculdade de Odontologia da USP, em 1966,  cursei parcialmente o primeiro ano ,  conheci o Curso de Farmácia e Bioquímica , e  por ele me interessei : no ano seguinte , prestei  vestibular novamente e ingressei  na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, colando grau  em 1971. Lá  tive o prazer de conhecer o Professor Lauro Moretto ,que a partir de hoje  é meu Confrade na Academia Nacional de Farmácia . 
Aproveito a oportunidade para agradecer e  homenagear todos os Professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da U.S.P com os quais convivi durante minha formação .

 

Profissionalmente, antes de passar a frequentar o Departamento de oftalmologia da UNIFESP conheci e trabalhei e com diversos amigos e colegas , vários deles Farmacêuticos e outros de diversas profissões . Com eles muito aprendi , assim como espero ter transmitido algum conhecimento a aqueles que comigo trabalharam e ainda trabalham.  
 
Em 1988, nessa minha caminhada, veio fazer parte   Dr. Rubens Belfort - responsável por meu ingresso no Departamento de Oftalmologia da UNIFESP :, convidando-me  a participar do Curso  Básico de Oftalmologia, com aulas de Farmacologia Ocular ; e nove anos depois, 1997, quando eu já completava 50 anos de idade e  freqüentava aulas de  fotografia,  convidou-me a fazer inscrição  no Curso de Pós Graduação em Ciências Visuais . Aceitei o desafio e  em novembro de 2003, defendi minha Tese e recebi o titulo de Doutor em Ciências Visuais pela Unifesp .

Passei então a ocupar o cargo de Chefe do Setor de Farmacologia Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP .

 

A você, Rubinho, o meu especial agradecimento , pois sem  seu convite,  com certeza essa caminhada seria diferente.

 

Ao longo desses 22 anos conheci e convivi com  os excelentes profissionais do Departamento de Oftalmologia e do Instituto da Visão.   Tive  grande satisfação de, em parceria com o Departamento, ter  viabilizado diversas formulações para uso em doenças raras e negligenciadas ,sem medicação industrial disponível no mercado nacional  , uma atividade intrínseca a nossa capacitação profissional em  criar medicamentos.


Participei de diversos trabalhos de Pesquisa , Teses de Mestrado e   Doutorado ,  não só da UNIFESP como de outras importantes Universidades Brasileiras e assim  enriqueci a minha vida profissional . Espero ter colaborado  na mesma proporção.

 

A integração e a parceria, entre  Empresa e o Departamento de Oftalmologia  ,  tem gerado bons resultados. Hoje formamos  importante equipe multiprofissional  atuando principalmente em  Pesquisa Translacional no Brasil , levando a pesquisa básica à pratica clinica e tendo como parceiros alguns  Institutos  e pesquisadores de várias Universidades ,  com possibilidades de depósito patentário no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

 

Como já foi dito,o importante na vida é a CAMINHADA. 
 

Agradeço a todos vocês : a minha família , a Márcia,  aos profissionais que fizeram parte desta trajetória, a meus amigos do Departamento de Oftalmologia, a meus amigos da infância , da juventude e da vida; e ao famoso Professor “Ratinho” do segundo grau !

 

Muito Obrigado!